terça-feira, 28 de julho de 2009

O Génesis apresenta duas Criações diferentes?




Dois professores viajavam de comboio…

 
Um deles, vendo a paisagem, vira-se para o outro e pergunta: 
Prof. Química: 
Como acha que todas estas montanhas, vegetação e animais surgiram? 

Prof. Biologia: 
Digamos que todas as condições físicas e materiais se conjugaram favoravelmente para que tudo isto surgisse. 
Prof. Química: 
E depois? Surgiu mesmo não foi? Portanto, o acaso funcionou.

Prof. Biologia: 
Sim, o acaso, se é assim que lhe quer chamar. 
Prof. Química: 
Gostava de o conhecer melhor.

 Prof. Biologia: 
A mim?! 
Prof. Química: 
Não! Ao acaso!

Prof. Biologia: 
Está a brincar comigo!

Prof. Química: 

Nem por isso. Gostava de conhecer o senhor “acaso” porque ele deve ter um poder imenso para criar tudo isto. Agora pergunto eu como é que o “acaso” criou um Universo que não funciona por acaso?
Prof. Biologia: 
Lamento não poder partilhar dessa sua fantasia.

Prof. Química: 

Lá em cima da montanha as rochas estão fragmentadas.
Prof. Biologia: 
Sabe muito bem que isso deve-se à infiltração das águas 
e posterior congelação das mesmas. Ao gelar, a água aumenta de volume e vai partindo as rochas.

Prof. Química: 

Então isso já não foi por acaso? Mas agora reparo que aqui no sopé da montanha estão muitas pedras partidas. Seria o acaso?
Prof. Biologia: 
Ora, ora! Toda a gente vê que isso se deve à extracção de pedra feita pelo ser humano. De onde poderiam vir todas as pedras para as grandes construções?

Prof. Química:
O professor quer dizer tudo o que se passa na montanha tem uma explicação, exceptuando a própria montanha que apareceu por acaso! Tanto a congelação da água a partir a rocha como a extracção de pedra no sopé feita pelo homem constituem boas explicações. Todavia, a montanha apareceu ali por acaso.

Parece que somente as coisas pequenas têm explicação.
As grandes aparecem espontaneamente.



“Onde estavas tu quando eu fundei a terra? Diz-me, se tens entendimento.” (Jó 38:4)
 

O primeiro capítulo de Génesis diz-nos que as aves do céu foram criadas no 5º dia e os animais terrestres no 6º dia. Génesis 2:19 diz:

 “Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo e toda a ave do céu, os trouxe a Adão, para ver como este lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda alma vivente, isso foi o seu nome”. Este versículo é usado por ateus e cristãos evolucionistas para dizer que a Bíblia apresenta dois relatos distintos da Criação. Mas será assim?

 Esta aparente controvérsia nunca foi motivo de discussão pois todos o entendiam como o mesmo relato da Criação, de diferentes perspectivas. O advento da crença daqueles que acreditam que Deus é evolucionista é que veio fazer com que novos rótulos de “controverso” fossem acrescentados a algumas passagens da Bíblia.

É evidente que o segundo capítulo de Génesis não constitui um relato diferente da Criação porque esse capítulo não diz nada acerca da criação dos céus, da terra, dos mares, do sol, das estrelas, da lua, dos animais marinhos, etc. 

O segundo capítulo de Génesis apenas menciona coisas diretamente relevantes à criação de Adão e Eva e à sua vida no jardim que Deus preparou para eles. 
O 1º capítulo pode ser entendido como a “imagem grande” da criação, uma visão geral. O 2º capítulo trata das coisas mais próximas de Adão e Eva.


A descrição da Criação em Génesis trata primeiro das coisas grandes e 
apresenta a ordem pela qual elas foram criadas. 

O 1º capítulo de Génesis é claramente o quadro geral da Criação, 
separando-a por dias (“e foi a tarde e a manhã o dia…”). 
O 2º capítulo de Génesis não está preocupado com a ordem dos eventos. 

Apenas pretende explicar a criação de outras coisas mais 
pormenorizadamente (como, por exemplo, a criação de Eva). 
Para além disso, o versículo 19 do 2º capítulo de Génesis não está a dar outro 
relato da Criação. Está a referir-se à Criação do 1º capítulo:

 “Havendo, pois, o Senhor Deus formado…”. 
E o próprio 2º capítulo de Génesis diz no versículo 4: “No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus…”, mostrando como a Criação era algo que já tinha acontecido.





O Senhor Jesus disse o seguinte: “Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher e que ordenou:
Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão os dois uma só carne?” (Mateus 19:4 e 5). Na mesma declaração, o Senhor Jesus está a referir-se ao primeiro capítulo de Génesis (“Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Génesis 1:27) e ao segundo capítulo de Gênesis (“Portanto, deixará o homem seu pai e sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne” (Génesis 2:24). 
Ao combinar os dois capítulos, o Senhor Jesus não os considerava como relatos separados e contraditórios. Não deixa de ser tristemente engraçado que o Senhor Jesus não os tenha considerado relatos contraditórios e o ser humano que acredita na vida e nas palavras de Jesus os considere contraditórios.
Só vê contradições na Criação de Gênesis quem, de fato, quer ver contradições na Criação de Gênesis.

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